Salário vs desempenho: Quais times da NFL renderam mais na última temporada?

Gastar muito dinheiro na offseason não garante vaga nos playoffs e muito menos no Super Bowl. Na final do ano passado, tanto New England Patriots como Atlanta Falcons foram dois dos times que menos gastaram com jogadores em 2016/2017. Claro que conta já ter um time formado ou ter um dos melhores quarterback da história do seu lado, mas não é só isso. Você também precisa contratar os jogadores certos e fazer eles renderem bem.

Pensando assim, você já pensou na relação entre salários e desempenho do seu time da NFL? Sabe quanto ele gastou na última temporada?

Leia mais: As bizarras avaliações pré-draft das estrelas da NFL

Leia mais: A relação entre rendimento e salários na NBA

Analisamos a folha salarial dos 32 times da principal liga de futebol americano do mundo e comparamos para saber qual equipe tem o melhor custo-benefício da NFL. Então ranqueamos os salários dos times e cruzamos com sua posição na última temporada e temos o seguinte cálculo:

  • Posição no ranking salarial – posição na tabela geral = rendimento

E aqui está o resultado!

Times com o pior rendimento

Jacksonville Jaguars salários NFL
Jaguars é o time que mais gasta na free agency e o que menos venceu nos últimos três anos – Foto: Keith Allison via VisualHunt

Nos últimos três anos o Jaguars gastou 488.413 milhões de dólares na free agency, mais do que qualquer time da NFL. E também é o time que menos venceu nesse período, apenas 11 em três temporadas. Em 2016, foi a sexta maior folha salarial, com 170 milhões de dólares, e a terceira pior equipe da liga. E para temporada 2017/2018 repetiram a ideia de gastar free agency, contratando o defensive end Calais Campbell, o cornerback A.J. Bouye, e o safety Barry Church.

Além de Jacksonville, os times New York Jets, Philadelphia Eagles, Los Angeles Chargers e Chicago Bears também tiveram um rendimento ruim. O Eagles foi o time que mais gastou em 2016/2017 com quase 210 milhões de dólares. O dead money (dinheiro garantido para jogadores que não estão mais no elenco do time) ajudou a inflar esse número, com 12 milhões de dólares gastos só com os quarterbacks Sam Bradford e Chase Daniel.

Times com o melhor rendimento

Atlanta Falcons salário NFL
Falcons teve o melhor rendimento na temporada 2016/2017 – Foto: twosheffs via Visual hunt

Os quatro melhores times da NFL na última temporada também são os quatro melhores times em rendimento: Atlanta Falcons, Green Bay Packers, Pittsburgh Steelers e New England Patriots, respectivamente. Colocando em contexto, os três times (tirando o Atlanta Falcons) tem elencos mais formados e maduros, sem ter passado por uma grande reestruturação nos últimos anos, o que ajuda muito na hora de gastar com contratos porque só precisam de algumas peças para fazer o time funcionar.

Mas e Atlanta? Como explicar o rendimento? Com a quarta folha salarial mais baixa da NFL, o Atlanta Falcons conseguiu chegar ao Super Bowl e por muito pouco não foi campeão da temporada (o inesquecível 28 a 3). Muito disso foi a combinação de jogadores ótimos, novos e ainda em seus contratos de calouro, como Devonta Freeman (RB), Vic Beasley (LB), Keanu Neal (CB) e Jake Matthews (OL), mais a experiência de Julio Jones e um ano excelente de Matt Ryan.

Gostou da matéria? Acompanhe o site para mais informações e dados sobre a NFL!

Foto de capa: Captura de tela vimeo – Licença comercial

3 comentários em “Salário vs desempenho: Quais times da NFL renderam mais na última temporada?

Deixe seu comentário: