Quarenta livros que todo viciado em esportes deveria ler

Aqui no Time de Fora, já conversamos a respeito de documentários sobre esporte (sejam eles brasileiros ou internacionais). Também falamos sobre filmes e até de mangás e animes de modalidades. Porém, ainda não escrevemos sobre os livros de esporte, exceto por essa resenha da autobiografia do Giba, um dos nossos craques de vôlei. Pois bem, chegou a hora de ter um post abrangente sobre livros de esporte.

Enquanto fazia minha pesquisa para esse texto, percebi que não foi apenas uma falha por parte nossa equipe. Pouco se encontra sobre recomendações de livros de esportes em outros sites de jornalismo esportivo. Ao todo, achei quatro ou cinco páginas que se propunham a recomendar esses “documentários escritos” de alguma história no esporte. Pois bem, chegou a nossa vez.

Leia mais: Os filmes de esporte para assistir em 2016

Entrei em fóruns específicos de diversos esportes, pedi recomendações de amigos, procurei ler sobre as histórias que cada obra traz e também procurei mesclar os “tipos” de livros. Biografias, política dentro dos esportes ou até livros mais técnicos estão na lista. Primeiro, você vai encontrar as minhas recomendações: quatro obras que eu li e indico fortemente. Em seguida, separei cinco títulos de cada uma das modalidades que o Time de Fora cobre e outros livros interessantes que não deveriam ficar de fora.

Minhas recomendações

Guga, um brasileiro

livros de esporte gugaDe todas as biografias que eu li, a do Guga é a que eu mais gosto. Isso pode estar relacionado a minha proximidade pessoal de Florianópolis e do tênis. Porém, acredito que, ainda assim, o conteúdo é de ótima qualidade e o estilo de escrita atrai o leitor. Nessa obra temos a oportunidade de acompanhar a carreira do Guga e entrar um pouco na psicologia no tênis. Também têm bastidores de acontecimentos importantes no esporte. Um livro interessante para fãs de tênis, no mínimo, mas também para fãs de esporte.

Moneyball

livros de esporte MoneyballPara fãs de esportes americanos, focando os de beisebol, esse livro é um prato cheio para se apaixonar ainda mais pela modalidade. O foco de Moneyball é a maneira que Billy Beane revolucionou o esporte através de estatísticas (muitas delas). Lidando com os jogadores de uma maneira lógica, como se eles fossem números e/ou mercadorias, Beane mostrou que as estatísticas transformam tudo no beisebol e que se pode apoiar nelas. O resultado dentro de campo funcionou — e acabou de fato mudando os olhos dos profissionais da modalidade.

Tire os olhos da bola

livros de esporte tire os olhos da bolaEsse livro segue um pouco a lógica de Moneyball, mas o esporte é futebol americano. Tire os olhos da bola te convida a focar em todas as outras partes do jogo que não envolvem diretamente enxergar onde a bola está. Adentramos no mundo de xadrez que é o futebol americano e só ficamos com mais vontade de descobrir bastidores, entender jogadas e admirar a inteligência dos técnicos que ficam com suas pranchetas na sideline. Uma obra prima de iniciação para fãs.

Invencível

livros de esporte invencívelProvavelmente meu livro preferido dos citados. Confesso que talvez seja forçação de barra apresentar esse livro como um legítimo “livro de esporte”. Na verdade, tem coisas muito mais exploradas que a vida de esportista do protagonista. Invencível conta a história de Louis Zamperini, um americano com raízes italianas que tinha tudo para ser um dos grandes corredores de sua época. Zamperini participou da Olimpíada de Berlim 1936 antes de se alistar para a II Guerra Mundial. A partir daí, o esporte fica um pouco de lado, mas a história fantástica pela qual Zamperini passa vale muito como indicação. Uma lição de vida sobre superação, mesmo com tudo contra você.

Livros de esporte: Futebol

A seleção de livros de futebol conta com biografias, crônicas, política, racismo e uma tragédia mundialmente conhecida. Clique nas capas para saber mais das obras.

Livros de esporte: Futebol Americano

Três dos livros escolhidos de futebol americano estão em inglês — ainda é difícil vermos traduções em livrarias. Desde o manual de futebol americano, confira histórias pessoais e um relato sobre uma temporada inesquecível de um time campeão.

Livros de esporte: Vôlei

Nos livros de vôlei estão inclusas biografias de esportistas famosos brasileiros. Também têm trabalhos acadêmicos e obras que resgatam a história do esporte no Brasil.

Livros de esporte: Basquete

Na sequência, separei para o basquete trajetórias de um ídolo brasileiro e um americano. Também têm obras focando o início da carreira de atletas, a gestão do esporte e a história de decadência de um time.

Livros de esporte: Tênis

Os livros de tênis incluem duplas, uma rivalidade famosa e psicologia do tênis. Também tem histórias pessoais de um tenista brasileiro e a biografia de um ídolo.

Livros de outros esportes

A seguir, separei livros interessantes de diversas modalidades. Tem fórmula 1, boxe, rúgby, corrida, montanhismo, xadrez, surfe, poker e mais. Confira abaixo:

Arte da foto principal: Gabriela De Toni

4 comentários em “Quarenta livros que todo viciado em esportes deveria ler

Deixe seu comentário: