Para ler e assistir: O esporte nos mangás e animes

Uma das manifestações culturais mais conhecidas do Japão é a arte dos mangás e animes. Na terra do sol nascente, ler quadrinhos e assistir a desenhos animados faz parte da rotina de quase todas as pessoas, assim como assistir novelas é algo comum aqui no Brasil. Lá, não existe esse estigma de que “é coisa de nerd” ou “é coisa de criança”. São inúmeros os enredos, voltados para crianças e adultos. Tem pra todo gosto, até para o pessoal dos esportes.

O site Charapedia fez uma pesquisa para descobrir quais são os animes de esporte mais influentes entre os internautas. No top 20 que resultou a pesquisa, alguns títulos conhecidos do público brasileiro (nem preciso dizer que Oliver Tsubasa está entre eles, né?) e outros que nunca aportaram por aqui. Por isso, preparamos uma lista com alguns dos animes de esporte mais famosos. Não vamos nos ater muito às posições no ranking da pesquisa japonesa, mas sim na diversidade dos esportes, então aí vai!

Slam Dunk

 

Um dos mangás e animes mais populares do Japão, Slam Dunk conta a história de Sakuragi Hanamichi, o melhor aluno do colegial na sua escola nova. Sakuragi se apaixona por uma garota que gosta muito de basquete e, para conquistá-la, decide entrar para o time da escola, apesar da sua falta de habilidade para o esporte. Slam Dunk teve suas 31 edições de mangá publicadas no Brasil pela Conrad. O anime foi exibido em terras tupiniquins pelo finado Animax.

Outras obras sobre basquete: Kuroko no Basket e Ro-Kyu-Bu!

The Prince Of Tennis

 

Outro anime muito querido pelos japoneses e que foi exibido no Animax aqui no Brasil é The Prince Of Tennis, que conta a história de Seigaku, uma escola particular muito conhecida pelo seu clube de tênis. Echizen Ryoma se transfere para a escola e logo começa a impressionar a todos com seu talento no esporte da raquete. Os 42 volumes do mangá (nunca publicados em português) e os 178 episódios da série animada mostram o caminho de Echizen e o time de Seigaku rumo ao Torneio Nacional de Tênis das Escolas Secundárias.

Outras obras sobre tênis: Baby Steps e Aim For The Ace!

Hajime no Ippo

 

As histórias de Ippo Makunouchi nunca vieram de forma oficial para o Brasil. Mesmo assim, o mangá (que está em publicação desde 1989 e ainda não foi finalizado, totalizando até agora 111 volumes) e as adaptações para anime (já são três séries, além de um filme e um OVA) fazem muito sucesso lá no Japão ao narrar as aventuras de um jovem de 16 anos que começa a treinar boxe após levar uma surra dos colegas de escola. O sucesso é tanto que Ippo ganhou adaptações para os games no Game Boy Advance, Wii, PS2, PS3 e PSP.

Outras obras sobre boxe: Ashita no Joe e Ring ni Kakero

Captain Tsubasa

 

Você pode não conhecer por esse nome, mas com certeza já viu ou ouviu falar sobre as aventuras do jovem Oliver Tsubasa nos campos de futebol. Grande sucesso nas tardes da Manchete nos anos 1990, Super Campeões ajudou a aumentar a autoestima do futebol japonês e teve apoio até da Federação Japonesa de Futebol. Na série, Tsubasa é um grande jogador de futebol que relembra os tempos de rivalidade entre escolas e seu sonho de jogar no São Paulo. Apesar de o mangá nunca ter sido editado no Brasil, a animação clássica foi um dos animes mais marcantes das crianças que cresceram assistindo a TV Manchete.

Outras obras sobre futebol: Giant Killing e Hungry Heart: Wild Striker

Haikyū!!

 

Shōyō Hinata é um estudante de ensino médio que se apaixona por vôlei após assistir uma partida da liga nacional na TV. Apesar de ser baixinho para o esporte, Hinata é muito determinado e ganha o apelido de Pequeno Gigante pelo que apresenta em quadra. Haikyū!! não ganhou uma edição brasileira do mangá, mas pode ser assistido online no Crunchyroll, um Netflix de animes.

Outras obras sobre vôlei: Attack No. 1 e Crimson Hero

Major

 

O beisebol é um dos esportes mais populares do Japão e serve de plano de fundo para dezenas de mangás e animes. Major foi publicado entre 1994 e 2010, totalizando 78 volumes, que nunca tiveram uma edição no Brasil. A série, uma das mais queridas entre os japoneses, mostra o caminho de Gorō Honda do jardim de infância até se tornar um grande jogador de beisebol.

Outras obras sobre beisebol: Ace Of Diamond e Big Windup!

Eyeshield 21

 

O futebol americano também é enredo de animação! Eyeshield 21 conta a história de Sena Kobayakawa, garoto introvertido que se torna secretário do time de futebol americano da escola. Sua única habilidade é sua grande velocidade e agilidade, muito útil para fugir dos valentões da escola. Após sofrer uma pressão do capitão da equipe, Sena passa ser o running back da equipe Deimon Devil Bats, jogando com uma viseira que esconde seu rosto e a camisa 21 sob o apelido de Eyeshield 21. Tanto os quadrinhos quanto o anime ainda são inéditos no Brasil.

Outras obras sobre futebol americano: não encontramos nenhum outro anime ou mangá sobre futebol americano, se você conhece algum, deixe aqui nos comentários.

Outros esportes

A criatividade japonesa é tanta que praticamente qualquer esporte vira desenho:

Natação: Free! e Kenkou Zenrakei Suieibu Umishou

Ciclismo: Over Drive, Long Riders!, Yowamushi Pedal e Idaten Jump

Automobilismo: Capeta, Bakusō Kyōdai Let’s & Go!! e Initial D

Patins: Air Gear

Boliche: Bowling King

Bilhar: Break Shot

Karuta (jogo de cartas tradicional no Japão): Chihayafuru

Lacrosse: Cross Manage

Hóquei: Go!! Southern Ice Hockey Club e My Heavenly Hockey Club

Sumô: Hinomaru Zumō, Okami-san e Notari Matsutarō

Escalada: Kokou no Hito

Shogi (xadrez japonês): March Comes In Like a Lion

Corrida de bote: Monkey Turn

Kendo: Musashi no Ken

Salto de ski: Nononono

Tênis de mesa: P2! -let’s Play Pingpong! e Ping Pong

Airsoft: Stella Women’s Academy, High School Division Class C3

Ioiô: Super Yo-Yo

MMA: Teppu

Patinação artística: Ginban Kaleidoscope e Sugar Princess

Pesca: Grander Musashi, Tsuribaka Nisshi, Tsurikichi Sanpei e Tsuritama

Golfe: Dan Doh!! e King Golf

Ginástica: Ganba! Fly High e Touch

EsporteCast

A segunda edição do EsporteCast foi sobre filmes de esporte. Nós falamos sobre outros filmes com temática esportiva, como o Rocky, Foxcatcher e o clássico da Sessão da Tarde Jamaica Abaixo de Zero. Para ouvir o episódio é só clicar neste botão aqui embaixo e dar o play.

Podcast de esporte

Foto: Takehiko Inoue/Shueisha

Deixe seu comentário: