Filmes de esportes indicados ao Oscar

Atualizada 23/03/2016

Arte Principal: retirada de 85 Oscars de Olly Moss

O Oscar é o principal prêmio do cinema mundial e mesmo sendo alvo de constantes e justas – críticas por sua falta de representatividade, ainda mantém o status de outrora. Por isso, com todo respeito ao Globo de Ouro, BAFTA, SAG Awards e outros prêmios de sindicatos, vamos focar nos filmes de esporte que já ganharam o Oscar.

Muitas das produções que estarão nesse texto foram citadas no EsporteCast #01 Filmes de Esporte, pois os filmes de boxe são os mais prestigiados pela academia. Entre as 36 películas cinematográficas (documentários não constam na lista) que receberam pelos menos uma indicação ao Oscar, 12 são sobre a modalidade, incluindo dois dos únicos três ganhadores do prêmio de melhor filme: Rocky e Menina de Ouro (o outro é Carruagem de Fogo). Depois do boxe, as modalidades com mais filmes indicados ao Oscar são o beisebol com sete e o futebol americano com quatro.

Outro ponto que chama a atenção e que foi um tema debatido no próprio EsporteCast, é a dificuldade de fazer filmes de esportes coletivos, talvez por isso sejam pouco reconhecidos na indústria. Dos 35 filmes indicados, 23 são de esportes individuais e ocupam as nove primeiras posições, com destaque para os já citados Menina de Ouro e Carruagem de Fogo – quatro estatuetas cada – e para Rocky – com 13 indicações e três conquistas.

O feito de Menina de Ouro é ainda maior quando analisamos a participação das mulheres no mercado de filmes esportivos, algo que – infelizmente – não nos surpreende, já que a indústria cinematográfica e o mundo dos esportes são coordenadas pelos homens. Dentre as produções que concorreram ao Oscar, apenas duas contam histórias de atletas mulheres: além da pugilista interpretada por Hilary Swank em 2004, Elizabeth Taylor roubou cena como uma jóquei em A Mocidade é Assim Mesmo (1944).

Diferente de Swank, Taylor não foi premiada, mas sua companheira de filme, Anne Revere, levou a estatueta de melhor atriz coadjuvante, assim como Melissa Leo em O Vencedor (2011). Assim como Revere e Leo, Sandra Bullock não interpretou uma atleta, mas diferente delas, conquistou o Oscar de melhor atriz como a mãe do jogador Michael Oher em Um Sonho Possível (2009).

Ainda há muita coisa a ser melhorada no cinema de esporte além da inclusão das mulheres. Latinos e asiáticos estão entre os melhores atletas do beisebol, assim como os negros que dominam o basquete e são importantes também no futebol americano e no boxe, mas pouco aparecem nas produções americanas. O fato é que o esporte rende histórias lindíssimas como podemos ver na qualidade da lista abaixo, talvez se Hollywood abrir os olhos a outras etnias, verá que há muita coisa que pode ser contada nas telonas, basta um pouco mais de boa vontade.

Clique nas imagens para conhecer ganhadores e indicados ao Oscar:

EsporteCast

A segunda edição do EsporteCast foi sobre filmes de esporte. Nós falamos sobre outros filmes com temática esportiva, como o Rocky, Foxcatcher e o clássico da Sessão da Tarde Jamaica Abaixo de Zero. Para ouvir o episódio é só clicar neste botão aqui embaixo e dar o play.

Podcast de esporte

Informações da Lista: Sports Illustrated

Um comentário em “Filmes de esportes indicados ao Oscar

Deixe seu comentário: