Conheça os jogadores mais rápidos da NFL

Em suas marcas. Preparar.

No mundo dos esportes, sempre tivemos um desejo e uma curiosidade pelo superlativo. Os maiores, os melhores Quem é o mais pesado? Qual o mais leve? Qual o mais alto? E claro: qual o mais rápido?

Na NFL, a marca de tempo que se usa como base é a do tiro de 40 jardas, na qual os jogadores que saem das universidades passam antes de serem draftados pela NFL. Mas, apesar de ser rigorosamente precisa – medida por três lasers – nem sempre pode ser levada em consideração, afinal, na hora do jogo, há muitos outros fatores que influenciam na velocidade de um jogador da NFL.

A velocidade do vento, a condição climática, o estado do gramado, e claro, os equipamentos do jogador – shoulder pads, capacetes, protetores de coxa, caneleiras – podem diminuir a velocidade de um jogador.

Leia mais: Salário vs desempenho: quais times mais renderam na última temporada da NFL

Mas, convenhamos: o que é mais empolgante? Acompanhar um burocrático tiro de 40 jardas ou ver o cara disparar em campo deixando adversários pra trás? Por isso, além de usar como base os dados do 40 yard dash, também falaremos dos dados coletados pelo GenStats, um departamento de estatísticas da própria NFL.

Em parceria com a empresa de tecnologia Zebra Technologies, a liga põe pequenos dispositivos de rastreamento nos shoulder pads dos jogadores, que captam a velocidade e o posicionamento através de sensores espalhados por cada estádio da NFL.

Sem mais delongas, vamos conhecer os jogadores mais rápidos da NFL!

Tyreek Hill, wide receiver do Kansas City Chiefs

Esse cara definitivamente é o jogador mais rápido da NFL. Em um retorno de kickoff contra o Texans, em 18 de setembro de 2016, Hilll chegou a marca de 37.4 km/h, mas o TD foi revertido por conta de uma falta.

Sério, Hill é uma máquina de correr. Em 2013 alcançou a marca de 9,98s nos 100m rasos. Como comparação, Usain Bolt foi campeão olímpico no Rio, em 2016 com um tempo de 9,81 segundos. Não é muita viagem pensar que o recebedor do Kansas City Chiefs poderia facilmente ser um medalhista olímpico hoje em dia. Além disso, marcou 20,14s nos 200m em uma competição em 2012. O medalhista de bronze nos 200m nas Olimpíadas marcou 20,12s.

Em sua temporada de calouro, no ano passado, o jovem de 23 anos impressionou e anotou 12 touchdowns. Foram seis de recepção, três terrestres, dois retornando punts e um em retorno de kickoff. Sabe qual a conta dele nas redes sociais? @imfasterthanya. = Eu sou mais rápido que você. Tá bem de confiança o menino?

Tyreek Hill, você é ridículo.

 

Desean Jackson, wide receiver do Tampa Bay Buccaneers

#0ne0fone Caption Dat ‘ 💯💯

Uma publicação compartilhada por Desean Jackson (@0ne0fone) em

O mais impressionante de Desean Jackson é o fato de o jogar não ter perdido a velocidade ao longo dos anos. Mesmo na casa dos 30, Desean continua conseguindo separações com os defensores e anotando touchdowns gigantes atrás de touchdowns gigantes. Com quase 10 anos de NFL, o jogador está perto de alcançar um recorde importante. São 22 TDs de pelo menos 60 jardas na carreira, um a menos que Jerry Rice.

No tiro de 40 jardas do combine do draft de 2008, quando foi draftado pelo Philadelphia Eagles, Desean Jackson correu em 4,35 segundos. Sua marca nos 100m rasos é de 10.74 segundos.

O velocista saiu de Washington D.C. e vai jogar na Flórida nessa nova temporada.    Se a química entre ele e Jameis Winston funcionar, os torcedores do Tampa Bay Buccaneers terão boas alegrias daqui pra frente.

Leia mais: Os times mais vencedores da história do futebol americano brasileiro

Stefon Diggs, wide receiver do Minnesota Vikings

Uma publicação compartilhada por @stefondiggs em

Stefon Diggs só tem 23 anos de idade. Draftado em 2015 pelo Vikings, já virou o principal wide receiver do time de Minnesota. Diggs ficou com a quinta marca mais rápida da temporada passada, ao chegar aos 36,2 km/h em uma recepção contra o Green Bay Packers, na segunda rodada. No combine de 2015 fez as 40 jardas em 4.43 segundos.

Com duas temporadas de NFL, o jovem recebedor se destaca pela excelente execução de várias rotas e pela facilidade de conseguir a separação dos defensores. Mesmo perdendo os três primeiros jogos de sua temporada de calouro, liderou Minnesota em passes recebidos (52) e jardas de recepção (720). No ano passado o número subiu para 84 e 903, respectivamente.

Se tem um número em que Stefon Diggs não vai bem é o de touchdowns. Somando as duas temporadas foram apenas sete. É de se imaginar o fato de ter um inexperiente Teddy Bridgewater em 2015 e um improvisado Sam Bradford em 2016 como quarterbacks não ajudaram o número 14. Fica a expectativa para a próxima temporada.

 

Brandin Cooks, wide receiver do New England Patriots

O ligeirinho também está de casa nova. Deixou de recebedor de Drew Brees em New Orleans e agora é a nova arma de Tom Brady e do New England Patriots. Brandin Cooks tem a mesma altura de Tyreke Hill e Desean Jackson. No touchdown anotado contra o Cardinals, na semana 15 do ano passado, o recebedor chegou a 36,05 km/h, a quarta marca mais rápida da temporada inteira.

Desde pequeno Cooks se destacou nas pistas. Com apenas nove anos de idade ganhou um torneio de atletismo em San Jose, na California, que o credenciou a disputar uma prova de nível nacional. Tem como melhores marcas de 100m e 200m os impressionantes tempos de 10,72 e 21,59s. Curiosidade: Cooks também jogava basquete no High School!

 

Odell Beckham Jr, wide receiver do New York Giants

A estrela do New York Giants pode não ter entrado no Top10 da NFL, mas não pode ficar de fora dessa lista. Beckham correu o tiro de 40 jardas em 4.43 segundos no Combine de 2014, e chegou a marca de 35,1 km/h no touchdown de 61 jardas contra o Dallas Cowboys, na semana 14 da última temporada. Depois do jogo, pelo Twitter, Beckham brincou convidando o jamaicano Usain Bolt para um treino de velocidade durante a intertemporada.

O gene velocista em Odell Beckham vem de berço. Seu pai foi running back do time universitário de LSU e sua mãe ganhou vários prêmios como uma estrela do atletismo no High School e também na universidade de Louisiana. Em dezembro de 2015, em um jogo contra o New York Jets, Beckham homenageou sua mãe “saltando barreiras” na endzone após um touchdown de 70 jardas. Veja o vídeo.

Além do atletismo – tem 6,66m como marca no salto em distância – Odell também poderia ter sido um atleta profissional de futebol. Com 13 anos foi selecionado para um tryout das categorias de base da seleção norte-americana de futebol.

 

Julio Jones, wide receiver do Atlanta Falcons

Falando sério, Julio Jones é um alien. No High School, em Alabama, jogava como Wide Receiver e Defensive End. Além disso, foi campeão estadual em salto em distância (7.40m) e salto triplo (14.52m) em 2006 e 2007. Quer mais? Foi titular da equipe de basquete do High School. De todos dessa lista, Julio é o jogador que tem o biotipo que mais se aproxima dos velocistas do atletismo, como Usain Bolt. Com 1,91m de altura e muito forte fisicamente, o jogador quatro vezes convocado ao Pro-Bowl é sem dúvida um dos jogadores mais rápidos da NFL.

Nesse touchdown de 70 jardas contra o Carolina Panthers, Julio Jones chegou a quase 34 km/h. Detalhe: nesse jogo, Julio Jones anotou apenas 300 jardas de recepção. Tá bom?

 

John Ross, wide receiver do Cincinnati Bengals

Um dos novatos mais aguardados dessa temporada da NFL, John Ross já colocou seu nome nos livros ao quebrar o recorde de menor tempo da história no tiro de 40 jardas do combine, com 4.22. A marca anterior era do running back Chris Johnson, que atualmente é Free Agent.

Andy Dalton, quarterback do Bengals, afirmou que Ross é o jogador mais rápido da NFL, mas como o calouro ainda não disputou nenhuma partida oficial, temos que esperar pra ver na prática. Ainda mais depois da notícia de que o velocista deve ficar de fora dos treinamentos do time até agosto, se recuperando de uma cirurgia no ombro.

Mas se você quer ver um pouco da carreira dele na Universidade de Washington, em Seattle, esse vídeo reuniu alguns highlights do recebedor:

Outros speedsters: Tedd Ginn Jr (Saints), Marquise Goodwin (49ers), Mike Wallace (Ravens), Patrick Peterson (Cardinals), Tevin Coleman (Falcons), Travis Benjamin (Chargers)

Leia mais: Como funciona o circuito internacional de atletismo

Gostou da matéria? Compartilhe!

Foto de capa: bmward_2000 via Visualhunt

3 comentários em “Conheça os jogadores mais rápidos da NFL

Deixe seu comentário: