Como funciona a Minor League Baseball?

A Major League Baseball (MLB) têm o maior farm system dos esportes nos EUA. Esse sistema de “plantio” de jogadores tem mais de 240 times espalhados não só pelo país ianque mas até em outras nações. E apesar do torcedor brasileiro já estar habituado às categorias de base, por exemplo, no baseball é um pouquinho diferente. Por isso, vale entender como funciona a Minor League Baseball.

Leia mais: Quem são os novos brasileiros na Major League Baseball

Como funciona a Minor League Baseball, desde o começo

Se você conferiu nossa matéria de julho linkada aí em cima, já sabe que teve uma molecada brasileira iniciando sua carreira em um dos maiores campeonatos de beisebol do planeta. E apesar deles já estarem com mais de 16 anos, o caminho a ser percorrido é tradicionalmente longo.

Diferente de outras modalidades, a idade não é o único fator que pesa na trajetória do jogador. Nas ligas Rookie, por exemplo, é fácil encontrar jovens entre 16 e 18 anos de idade. Mas pode ter algum ‘velhinho’ de 19, 20 anos ainda tentando chegar ao topo. Como os times controlam quem sobe, também é possível (ainda que incomum) ver um fenômeno estreando na MLB aos 19 anos. Vai depender do desempenho. Também não faltam exemplos dos “profissionais de Minor”, que passam toda sua carreira sem nunca chegar à Major League.

Mas geralmente a ascensão é constante. Que diga o arremessador Thyago Vieira, que nessa temporada se tornou o quarto brasileiro a alcançar a Major League. A estreia dele ocorreu depois de 7 anos no sistema do Seattle Mariners. Contratado em 2010, também com 16 anos, o brasileiro percorreu todo o caminho na MiLB. E usaremos o exemplo dele para ajudá-lo entender qual é a linha de progresso.

Como funciona a Minor League Baseball

Foto de capa:  Minda Haas Kuhlmann via Visual Hunt / CC BY

Deixe seu comentário: